Durante o período de Carnaval, muitos maranhenses vão pegar as estradas para comemorar festas privadas ou visitar familiares. O inspetor da Polícia Rodoviária Federal (PRF), Antônio Noberto, alerta que os condutores devem redobrar os cuidados na BR-316, que lidera o hanking de estradas com mais acidentes letais.
“A BR-135 está no topo de acidentes, mas na letalidade a BR-316 lidera. O grande fluxo de caminhões e veículos pequenos, especialmente entre Bacabal e a divisa com o Pará, favorece que seja muito grande a quantidade de acidentes com óbito”, alerta Noberto.
O inspetor também ressalta que os motoristas devem ficar atentos aos buracos nas pistas, principalmente no trecho de Peritoró até Presidente Dutra, onde a situação é crítica.
“Na BR-135 e na BR-222 tem aparecido muitos buracos e às vezes o asfalto começa a soltar em alguns pontos, o que pode provocar saída de pista, capotamento e outro tipo de acidente”, pontua Noberto.
Fiscalização
Por causa do grande fluxo de veículos nas rodovias federais durante o período de Carnaval, a PRF vai intensificar as ações de fiscalização nessas estradas para o enfrentamento da embriaguez ao volante e ultrapassagens irregulares.
“Além do enfrentamento da embriaguez ao volante, também há a exigência do equipamento de segurança. Nesse período se cobra mais o cinto de segurança, o comportamento do condutor e as questões de ultrapassagem”, afirma o inspetor.